BUSCAPÉ

17 de setembro de 2012

..projeto Musicalidades.


Para que esse sistema econômico possa continuar existindo é necessário que ele produza pessoas dóceis e úteis ao trabalho e produza nos indivíduos a sensação de que lhes falta algo, e principalmente uma sensação de inveja, por não possuir o que o outro tem, gerando uma visão individualista acerca das relações sociais em que o verbo possuir é empregado com mais força e freqüência do que os verbos dividir e coletivizar. Também é imprescindível para a manutenção do capitalismo que ele crie, através de propagandas e outros meios midiáticos a necessidade de consumo, seja de bens ou de serviços, instaurada no âmago de cada ser causando a ambição e o desejo infundado e desnecessário pelo supérfluo consumo. Então a educação, não só a de base, mas principalmente essa, torna-se alvo central do sistema econômico vigente, pois como produzir corpos dóceis se a mente e os pensamentos são críticos e enxergam o mundo sem as lentes imperialistas? Para o capitalismo, torna-se necessário, que a educação seja sucateada e de baixa qualidade, pois esse é o meio mais fácil para se domar os corpos e inseri-los, utilmente e sem revolta nenhuma, como engrenagens no sistema de produção vigente, e o produto disso são indivíduos sem opinião crítica, e sem autonomia para escolher ou criar diferentes modos de existência, sujeitos com desejos e anseio individualista, em suma pessoas automatizadas prontas para vender sua força de trabalho a preços baixos e ainda utilizar seus ganhos paro o consumo hedonista e desenfreado. 
Compreendemos que há modos de existência mais frutíferos e menos danoso para os indivíduos, modos esses libertários que buscam processos de construções coletivas sejam eles no âmbito das relações sociais, políticas, históricas ou culturais. Buscamos meios que engendre a arte na convivência humana, trocando a competição pela cooperação, o individuo pelo coletivo, e a inveja de possuir pela felicidade de compartilhar e compor coletivamente. Para isso utilizaremos a música como eixo central do processo da mudança de um ser social hedonista, individualista e narcisista, por um ser humano capaz de tomar as rédeas do próprio destino, produzindo e transmitindo conhecimento, utilizando-se de processos que priorizem a coletividade, e os afetos, e que tenham como base uma opinião crítica e não manipulada sobre o mundo.

Só continuando o post anterior.......


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